Quem sou eu

Minha foto
Blog criado por 20 alunos do 2º C do C.E.M 01 de Brazlândia, com a finalidade de mostrar a influência da mídia imposta sobre a população.

Hora da Reflexão *-*

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mídia, Beleza e Alimentação

A ideia de beleza humana é transmitida através da mídia, usando como exemplo os modelos e a maioria dos artistas famosos (ser magro, não ter acne e outras imperfeições, olhos claros, pele bronzeada, etc.). Muitas pessoas, principalmente adolescentes e mulheres mais jovens, tentam ter o corpo considerado perfeito, e acabam tendo várias doenças. Um exemplo clássico é a anorexia, mas também existem outras doenças, como a bulimia.





O que dirá, então, se além da questão espacial, estiver em questão o quesito temporal, de certo que o conceito sofrerá mudanças drásticas. Beleza é algo relativamente ligado ao tempo e ao espaço, isto é, variando de pessoa para pessoa e principalmente, de lugar para lugar. Brad Pitt e Angelina Jolie são símbolos de beleza em seu tempo, mas só são unanimidades em seu espaço ou localidade, isto é, no mundo ocidental ou "ocidentalizado”.


Para Leonardo Da Vinci, o modelo de beleza foi traduzido pelo quadro Mona Lisa. Para ele, e para o pensamento da época, uma mulher bela possuía um corpo que seria considerado como acima do peso nos dias de hoje; atualmente, o padrão de beleza é uma mulher mais magra. Percebe-se, assim, que o conceito de beleza é muito relativo, variando de acordo com o contexto histórico e temporal analisado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Beleza_humana


  
Atualmente, a mídia estabelece padrões de beleza, tanto para jovens, como para adultos e esses padrões fazem com que mudemos também a nossa alimentação, mas nem sempre essa mudança é positiva.

Boa parte da população mundial procura comer alimentos que engordem menos para que não fujam dos critérios já impostos pela sociedade e pela mídia. Atualmente a tecnologia e a medicina nos proporcionam inúmeros métodos para nos manter de acordo com os modelos de estética.

Deixando um pouco de lado os padrões de beleza, vamos abordar outro fator pelo qual a mídia nos influência: A nossa alimentação. Muitos de nós costumamos consumir alimentos que passam na TV, por exemplo, doces, refrigerante, enlatados, enfim, produtos que nem sempre fazem bem à nossa saúde, mas que têm um espaço na mídia.
  
Podemos concluir que a mídia tem uma influência considerável sobre a nossa vida. Seja no que for ela sempre nos impõe ao que devemos fazer e o que ou quem devemos seguir. É fácil perceber os efeitos desses conceitos de beleza sobre a população. Basta ligar a TV e logo ficamos sabemos de algum caso de morte por transtornos alimentares, que possivelmente foram apresentados por alguém que resolveu seguir à risca os padrões de beleza infligidos pela mídia.  



Fonte: http://raphaelviper.blogspot.com/2009/12/midia-beleza-e-alimentacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário