Quem sou eu

Minha foto
Blog criado por 20 alunos do 2º C do C.E.M 01 de Brazlândia, com a finalidade de mostrar a influência da mídia imposta sobre a população.

Hora da Reflexão *-*

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A influência da internet no desenvolvimento infanto-juvenil

               


É fato preocupante hoje a influência da internet no desenvolvimento infanto-juvenil, uma vez que nos dias atuais, é cada dia mais freqüente o uso da internet por crianças e adolescentes e esse costume tem surgido cada dia mais cedo na vida dessas crianças, pois a revolução tecnológica dos últimos anos fez com que muitas crianças fossem sendo atraídas para o mundo da internet, e cada vez mais se aperfeiçoando em jogos eletrônicos, salas de bate-papo e no domínio dos recursos da Internet como um todo.
Em torno à cultura da realidade virtual, está emergindo a geração do ponto - com, que não valoriza a história nem o contexto, porque o mundo é uma tela onde a vida se apresenta como espetáculo
As brincadeiras consideradas do passado estão sumindo, e saindo da rotina de muitos. Soltar pipa, jogar bola na rua ou campinhos, polícia e ladrão, esconde-esconde, etc. estão sendo esquecidas. As mais variadas diversões do passado estão sendo substituídas pelo computador.
Quando a rede é usada para obter-se conhecimento com vistas à pesquisa, estudos, conversas entre amigos, de maneira especial, concluir-se-ia que ela é um bem. Mas, ainda assim, teríamos que indagar sobre a fonte de informação e com quem relacionam-se as crianças e jovens. Seria esta fonte segura? Seria esta fonte capaz de ministrar informações seguras para colaborar com o processo educacional? Seriam esses relacionamentos estabelecidos com pessoas confiáveis? Logicamente, estas preocupações confirmam a necessidade de avaliação não somente segundo juízos de valor, mas também segundo critérios objetivos que poderiam avaliá-las sob o ponto de vista científico dentro da área de interesse em questão, ou quando não, quem são as pessoas com as quais se relacionam os jovens ao navegar na rede. Disso decorre outra pergunta. Teriam as crianças e adolescentes a esperteza para julgá-las? Possivelmente, não. É conhecido que nesta idade esses jovens ainda são desprovidos de educação para a vida, ou seja, dependem de orientação para guiarem-se no decorrer das próprias realidades ainda conflituosas em relação ao mundo que as rodeiam. Sem acompanhamento de adultos – pais ou responsáveis, educadores, etc. – a Internet pode ser um mal.
A Internet pode representar tanto um bem como também um mal. Existe um ditado popular que diz que a dose é a distância que separa o remédio do veneno. Esta analogia também é cabível para a Internet, especialmente em relação às crianças e aos adolescentes, onde a dose do uso da Internet deverá ser prescrita e ministrada por pais ou responsáveis. É preocupação de muitos pais e educadores a relação negativa que se pode estabelecer entre as crianças, adolescentes e a Internet. Por um lado, compreendem-se as suas vantagens em questões de informação, diversão e aprendizagem por outro, existem perigos, e enquanto pais e estes devem estar atentos aos mesmos.
O virtual está cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes. Estes estão cada vez mais cedo fazendo uso de tais artifícios, seja para se comunicar, divertirem ou servir de suporte para os estudos. Hoje a maioria de crianças e adolescentes faz suas amizades virtualmente, na maioria das vezes sem conhecer as pessoas fisicamente. Os encontros com os grupos de amigos deixaram de ser na casa de fulano ou cicrano e passou a ser realizado virtualmente em salas de bate-papos, MSN ou sites de relacionamento
Mas teriam essas crianças e adolescentes o discernimento de identificar os benefícios e malefícios desse mundo virtual?     


Nenhum comentário:

Postar um comentário